terça-feira, 23 de março de 2010

Elementos básicos de comunicação visual

O ponto,a linha, o contorno, a direcção, o tom, a cor, a escala, o movimento, o volume, a textura.

Procurámos usar, no nosso trabalho, tanto quanto possível, cada um destes elementos.
O ponto e a linha estão bem visíveis na maioria dos objectos presentes na composição, especialmente no cabelo da mulher. Este é constituído por linhas curvas que ajudam a definir outros elementos de que falaremos de seguida, e por pontos de cor que dão a ideia de uma superfície brilhante e viva.
Ao utilizar linhas curvas, o cabelo ganha movimento, e ao sobrepor várias linhas conseguimos dar a ilusão de volume e textura.
A utilização do tom é visível no vestido da mulher, onde uma gradação de cor (ou seja, vários tons da mesma cor) transmite a ideia de luminosidade.

O gato foi construída recorrendo ao contorno e ao uso de duas cores, conseguindo-se a ilusão de volume na cabeça da figura.

As paredes foram desenhadas e preenchidas de forma a dar uma ideia de direcção - planos -, através quer das linhas que as contornam quer das próprias imagens escolhidas para o preenchimento (o escurecimento da parede da esquerda e a ampliação sa imagem que constitui o chão servem para mostrar que se trata de planos diferentes).

A escala é visível tanto nas paredes e no chão, onde a mesma imagem foi usada com tamanhos diferentes como já foi explicado, como na porta, onde a borboleta ocupa quase toda a porta. Assim, através do tamanho, atribuímos-lhe um papel mais importante na composição.

Sem comentários:

Enviar um comentário